quarta-feira, 30 de junho de 2010

FIGURA CULTURAL!



Ricardo César Alves Bezerra



Ator, Brincante, Dançarino, Coreógrafo, Pesquisador e Produtor Cultural




Nasceu em 15 de junho de 1974, em Natal / RN




Nascido de uma família de artistas, começou no teatro em 1979, aos 4 anos de idade, na peça sacra "Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo" do grupo de jovens (UDC) da sua cidade São Gonçalo do Amarante/RN.


Participou de Peças e de danças, sendo premiado como melhor ator em pesquisa popular no ano de 1991, como o ''Possesso de Gadara'', na Peça A Paixão de Cristo do Grupo Tesga.


Foi eleito ainda em 1991 o "Mais Belo Estudante" de São Gonçalo do Amarante, em uma gincana escolar.






Criador da ''Abrilfest - FEMUC'', maior Festival de Cultura da região no período de 1992 a 1998.






Também dirigiu peças, colaborou como Colunista Social e Crítico de Cinema no jornal ''A Tribuna do Potengi'', de sua região.


Apaixonado por jornalismo, desde de sua infância criava jornaizinhos e revistinhas, para escrever sobre o que gostava e o que movimentava sua cidade; entre os quais, dois merecem destaque: Criou em março de 1985 o jornalzinho mensal "O Galinho", que era feito em mimeógrafo, tinha o nome em alusão ao "Galo da Praça"; era distribuído para algumas famílias e conhecidos da cidade, e que durou até dezembro de 1986. E o principal que criou foi sem dúvida o periódico quinzenal ''Fatos em Foco'', imitando uma revista, fotocopiado, que circulava entre os estudantes nas escolas em que frequentou entre 1989 até 1993;






Podemos também encontrar várias ilustrações dele em alguns livros de poetas e escritores locais.


Morou tambem em Amarante, Portugal em 1995, no período em que foi fazer uma pesquisa histórica, sobre a origem de sua cidade;


Em 1996 gravou um vídeo para o Ministério da Saúde, sobre o Calazar;






Já no Rio de Janeiro, onde foi morar em 1998, começou a trabalhar no concurso de Miss Brasil, na produção do evento onde permanece até hoje; também iniciou no teatro e na dança gospel de Adoração , Participou do ''Ministério Altar de Louvor'', liderou crianças e jovens tambem em trabalhos com artes em algumas comunidades carentes do Rio de Janeiro, palestrou tambem em várias cidades do Brasil sobre a qualidade do trabalho com arte e o foco de adoração; é brincante do Pastoril Dona Joaquina e coreógrafo do Balé Popular.






Estreou no cinema em 2006 com o filme O Homem que Desafiou o Diabo, adaptado do livro As Pelejas de Ojuara de Nei Leandro de Castro e direção de Moacyr de Góes. Em 2007, ainda fez uma pequena participação, em um capítulo da novela da Rede Globo "Paraíso Tropical", como assessorista no Hotel de Antenor (Tony Ramos). Também no mesmo ano, participou junto ao Pastoril Dona Joaquina, do 43º FEFOL - Festival do Folclore, em Olímpia / SP.


É Considerado uma das maiores figuras da cultura Sãogonçalense .

Nenhum comentário:

Postar um comentário