segunda-feira, 1 de março de 2010

NOSSA MARCA: O GALO BRANCO!



Galo Branco



O símbolo do folclore do Rio Grande do Norte é originário de Santo Antônio do Potengi. Trata-se de uma bilha para esfriar água, peça zooforma em forma de galo, criada pelo ceramista Antônio Soares, primeiro artesão a ter seu nome divulgado externamente.


A escolha do símbolo ocorreu em fins da década de 1950, na gestão do então Prefeito de Natal, Djalma Maranhão, justificada pela alusão ao nosso folclore, tido como festivo e lúdico; o canto do galo simbolizaria essa tradição.


A imagem do galo chegou a ser popularizada nacionalmente ilustrando o cartaz da III Festa do Folclore Brasileiro em 1975, promovida pela Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, instituição interessada em garantir proteção legal às manifestações folclóricas, entre as quais o artesanato.


Em 1996, a comissão Norte-Riograndense de Folclore legitimou o "galo branco" oficialmente como símbolo do folclore no Estado. Maria das Neves Felipe ou D. Neném, herdeira na confecção do galo e aprendiz de Antônio Soares, desenvolveu a tal ponto sua intimidade com o ofício que se transformou na ceramista mais conhecida da comunidade e uma das maiores do estado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário