segunda-feira, 2 de maio de 2011

FIGURA CULTURAL:



Manuel Nazareno Nogueira de Araújo



Poeta, Escritor, Político, Espírita










Nasceu no dia 09 de agosto de 1919 em São Gonçalo do Amarante


Faleceu no dia 30 de março de 198_ nas Quintas, Natal, em sua residência










Conheciso como Neco de Carlos Nogueira (o pai), era profissional e vocacionalmente, um homem múltiplo: Funcionário do IBGE, na condição de Agente municipal de Taipu/RN; Professor do Instituto "São Sebastião", nas Quintas, Natal; Vereador no município de Taipu, com vários mandatos.






Espírita Kardecista, Médio Sensitivo Psicógrafo, muitas vezes, convocado para consultas religiosas, chegando a realizar curas espíritas e até mesmo intervenções cirúrgicas, através do espirtímo.






Sua vocação político-social levou-o a exercer vários mandatos de vereador na cidade de Taipu, onde morava. Mas de todas as suas vocações, a mais prazerosa deve ter sido a de escritor. Ele escreveu livros de sua própria autoria, como "Paisagens da Vida", "Taipu", ensaio sobre a cidade onde trabalhava, e "História de São Gonçalo", sua cidade Natal. Além desses, escreveu livros psicografados, como "Dor e Redenção" e "Espinhos, Flores e Luzes". Inéditos, Nazareno deixou "Corações em Chamas", "Português sem Mestre", vinculado à sua profissão de professor, e "Dramas e Comédias", este último fruto de suas atividades no teatro.






Sem dúvidas, uma personalidade marcante que através das letras presenteou todos os sãogonçalenses com "História de São Gonçalo", um ponto de partida para novas descobertas e pesquisas de nossa história e cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário